A IMPORTÂNCIA DO BOM RELACIONAMENTO NO AMBIENTE DE TRABALHO
- Marcos Mendes
- 1 de out. de 2024
- 3 min de leitura
Artigo mostra a importância do bom relacionamento no ambiente de trabalho e como ele pode ser aplicado. Falaremos sobre dois tipos de comportamentos praticados nos dias atuais.
O Puxa saco
O Comprometido

Podemos conceituar a importância do bom relacionamento no ambiente de trabalho como sendo a entrada do túnel para o sucesso profissional. Então, é preciso assumir que os comportamentos adotados podem antecipar ou retardar o crescimento na carreira. Importante dizer: Cada um é responsável pelos seus comportamentos.
De acordo com Souza (2009, p. 48), enquanto alguns desses profissionais têm a preocupação de manter um bom relacionamento com suas equipes, buscando formas de agradar a todos, outros chegam a despertar ódio por transmitirem à equipe a percepção de que estão sendo explorados e menosprezados pelo chefe.
Conforme explicado acima, os profissionais usam vários artifícios para se tornar popular, tem o "leva e traz", tem o que "ferra o chefe" e outros. Porém isso promove um ambiente político no local de trabalho. Nesse sentido, acontece que alguns conseguem crescer na carreira e outros não.
Profissionais que não utilizam bem a habilidade de comunicação, acabam ficando muito mal vistos no ambiente, principalmente por causar uma certa insegurança ou desconfiança entre os colegas. Tem aquele, por exemplo, que concorda com tudo só para agradar. Essa porém, é uma estratégia utilizada para se conseguir uma promoção.
O PUXA SACO
Pode se dizer que um funcionário considerado puxa saco, normalmente é uma pessoas com poucas habilidades, pois precisa de artifícios para se manter na empresa. Esse, porém deixa o ambiente hostil, pois ele é o responsável pelas fofocas e intrigas entre os funcionários. Portanto, não seja um puxa saco.
Hábitos do puxa saco
Ele acha graça e concorda com tudo que o chefe fala, até as piadas mais sem graça, por exemplo, ele é capaz de mudar de opinião apenas para agradar o chefe.
Ele é capaz de mudar seus princípios e valores apenas para massagear o ego do chefe. Resumindo, uma pessoas sem caráter.
No exemplo acima, fica claro que o puxa saco está mais preocupado em se manter no cargo a qualquer custo do que se qualificar, desenvolver novas habilidades e melhorar resultados. Outro detalhe, ele não deixa ninguém se aproximar do chefe, pois ele acredita que essa função é exclusivamente dele.
Desse modo não fica difícil identificar um puxa saco no ambiente de trabalho, pois ele se destaca facilmente. Bom, a essa altura você já deve estar lembrando daquele ou daquela colega de trabalho que se encaixa perfeitamente ao perfil de puxa saco.
O COMPROMETIDO
O comprometido é um funcionário diferenciado, pois ele se destaca facilmente pelo seu entusiasmo, pelo seu comportamento proativo, pela sua disciplina, sua preocupação com os colegas de trabalho, seu comprometimento com a qualidade nas atividades executas e outros destaques.
O comprometido ao contrario do puxa saco, quando identifica um funcionário com dificuldade em realizar suas tarefas, ele ajuda, ensina e valoriza o colega. Já o puxa saco vai correndo dizer pro chefe que o colega não está fazendo o trabalho direito.
Por fim, podemos chegar à conclusão de que ser um puxa saco não é vantagem para ninguém, pois ele mesmo está se enganando acreditando que desse forma chegará facilmente a uma promoção. Logo, é indiscutível que além de causar um clima péssimo no ambiente de trabalho, ele pratica a auto sabotagem, criando uma zona de conforto muito perigosa. Nesse sentido, é possível que:
Você analise e compare as situações
Defina qual será o comportamento mais adequando para que você consiga absorver conhecimento e desenvolver habilidades
Contribuir para o bem estar da equipe
Ajudar seu líder a atingir os resultados esperados pela organização.
Portanto, torna-se evidente que o bom relacionamento no ambiente de trabalho é fundamental para quem quer crescer na carreira. Por fim, é importante enfatizar que ter um bom relacionamento não é ser puxa saco, você precisa praticar a empatia, o trabalho em equipe e o principal, ser produtivo e eficiente.
Boa noite meu caro Daniel, profissionais com o seu perfil dificilmente ficam fora do mercado de trabalho, muitas vezes não encontramos a empresa certa para nós, pois elas têm seus próprios valores, que muitas vezes são muito diferente dos nossos. Sucesso aí meu caro e um grande abraço